sábado, 6 de março de 2010

AS CORES


QUATRO CORES

*Branco
*Azul
*Púrpura
*Escarlate

Olá amigos, Vamos considerar mais de perto estas cores e ver o que a Palavra de Deus diz acerca delas. Descobriremos - poderia ser diferente? - que elas nos contam muitas coisas acerca do Senhor Jesus Cristo. Muitas vezes são Suas glórias, e o tema do tabernáculo são os diferentes aspectos de Sua beleza.
Nos quatro Evangelhos, o Senhor Jesus é descrito segundo quatro aspectos diferentes. Nas quatro cores do tabernáculo reecontraremos estes caracteres.

1ª LINHO BRANCO
    A primeira cor é o branco, o linho fino, que indica a pureza e a justiça. Pensemos no grande trono branco de Apocalipse 20; ou em Apocalipse 19.8, onde o linho fino e puro sã os atos de justiça dos santos!  O branco nas cortinas simbolizam a pureza de Cristo. No linho vemos a Sua vida pura e perfeita, sempre colocada a serviço de Deus e dos homens. Ele era o Homem perfeito e o Servo fiel. (Especialmente no Evangelho de Marcos Ele nos é tratado assim).

AZUL

    Não é muito dificio compreender o significado do Azul. Apenas olhe para cima, para o céu! Cristo é chamado de o Senhor do Céu ( I Cor 15: 47), o Senhor da glória (I Cor 2:8). Mesmo quando andou aqui na Terra. Ele era Aquele que "veio do céu" (João 3:31), sim, até se fez Homem, mas continuou sendo FRIlho de Deus; sim, Ele é Deus, o Filho, Jesus Cristo é o verdadeiro Deus e a vida eterna ( I João 5:20). "È no Evangelho de João que aprendemos a conhecê-Lo como Deus, o Filho.

PURPÚRA

   Este era um tecido muito valioso, e somente era vestido pelos reis e ricos. É notável que praticamente só leiamos do purpúra nas EScrituras fora da nação de Israel, e mais particularmente nas cortes dos grandes impérios.
   A purpúra representa a riqueza mundial, universal. Está relacionada com a glória do Senhor Jesus Cristo como Filho do Homem, como visto em Salmo 8, onde tudo é colocado sob os Seus pés.  É assim que O vemos no Evangelho de Lucas: o Filho do HOmem, mas, através dos sofrimentos e da morte, Senhor dos senhores e Rei dos reis.

ESCARLATE

    Em contraste com o purpúra, a escalarte (ou carmesim) só se encontra nas Escrituras relacionada com Israel. Também era muito preciosa. Esta grandeza e glória real a possuirá Cristo como Rei de Israel. Uniamente em MAteus 27:28 é que o vemos com um manto escarlate. O grande tema do Evangelho de Mateus é a Seu reinado sobre Israel.  Exite outro detalhe digno de ser otado: Milhares de bichinhos morriam na obtenção desses corantes. O purpúra era gênero de molusco do qual se extraia a substância vermelho-escuro; havia também um outro molusco para a obtenção do corante azul-purpúra. A (tintura) escarlate é uma cor vermelha muito viva obtida de uma espécie de vermes. Ainda há nessas cores, portanto, alguma coisa que novamente aponta para morte dos animais sacrificiais...

por Ossian Pacífico (School Holly Bible)

Nenhum comentário:

Postar um comentário